segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A criança e a tecnologia

         Desde o inicio do ano a turma do Pré ganhou um rico instrumento de aprendizagem: o computador. Nele as crianças exploram um mundo em apenas um click! O acesso diário ao computador contribui cada vez mais na construção de novos conhecimentos e habilidades. Segundo Almeida (2000)  o computador é “uma máquina que possibilita testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas.”

Hora da Chamada...vamos digitar nosso nome?
            O computador faz parte dos cantos de aprendizagem da sala, desta forma seu uso é diário, sendo utilizando em dois momentos do dia, pela manhã e à tarde. As crianças revezam entre si, de forma que todos utilizam o computador. Foi observado que as crianças aprimoram cada vez mais a coordenação motora fina ao utilizarem o mouse, pois já fazem o uso com autonomia e escolhem os jogos e ferramentas sem a mediação constante das educadoras. O programa educativo do computador, o KidsMart, favorece que elas desenvolvam neste aspecto, pois os jogos são lúdicos, de fácil acesso e despertam grande interesse nas crianças. Um dos jogos favoritos entre as crianças é a Casa de Ciências do Sammy, ferramenta que as crianças localizam facilmente no computador. 

            Além desta forma de utilização, o computador se faz um importante recurso pedagógico, pois ele é utilizado como parte das Seqüências Didáticas e dos Projetos desenvolvidos na turma. É comum passarmos vídeos para problematizar ou aprofundar os conteúdos trabalhados, apresentar fotos em Power Point e realizar a escrita do nome utilizando o teclado na hora da Chamada.

Olhando fotos em apresentação de Power Point

Conhecendo sobre os Pontos Turísticos de Curitiba através do vídeo "Curitiba ilustrada". Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=P7YYqFVpQRg           

Chamada: escrevendo o nome do meu amigo no computador
Ter o computador como canto de aprendizagem foi um grande ganho para a turma do Pré, que desta forma aprendem brincando...e muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário